Carrinho  
(0) / 0,00€
 
 
 
 
 
  Dicas » A importância do isolamento!
 
Porquê isolar?! Cerca de 40% do consumo energético é despendido em edifícios de habitação e no sector terciário.

O excesso de consumo energético é a maior causa de poluição na Europa.

Cerca de 40% do consumo energético é despendido em edifícios de habitação e no setor terciário (serviços). Contributos individuais são possíveis!

Um bom isolamento térmico é essencial para dificultar tanto a entrada como a saída de calor do edifício. Evite as perdas durante a estação fria, rentabilizando o seu aquecimento e evite também a entrada do calor na estação quente impedindo que a sua habitação seja uma estufa no Verão. 

 

Escolha materiais para isolar com um valor de resistência térmica (R) alto.

O controlo energético é crucial na cobertura, pois trata-se da superfície mais exposta do edifício, correspondendo a grande parte das percas/ganhos de calor totais do edifício. O correto isolamento das superfícies pode reduzir até 30% do consumo de energia.

Poderá reduzir o aquecimento do edifício e fazer baixar as despesas (até 50%) se optar por "plantar um telhado verde". Estes permitem um ótimo isolamento, reduzem o escoamento de águas pluviais e melhoram a qualidade do ar.

Nas paredes, aplicar sempre isolamento contínuo, alguns dos utilizados atualmente são: poliestireno expandido (esferovite), poliestireno extrudido (wallmate), cortiça ou outro material isolante (lã de rocha).

Se isolar o pavimento do rés-do-chão, poderá reduzir as perdas de calor até cerca de 25%.

Atenção com as pontes térmicas (vigas, pilares, intersecção com lajes, ombreiras de portas, janelas e caixas de estore) para que estas fiquem devidamente isoladas.

Cerca de 15% da energia que se utiliza no aquecimento e arrefecimento da casa perde-se através das frinchas de portas e janelas, verifique a calafetagem com um pau de incenso ou uma vela. Isole todas as frinchas.

O isolamento é essencial, permitindo um maior conforto, poupança e qualidade de vida.

Partilhar
‹‹ voltar