Carrinho  
(0) / 0,00€
 
 
 
 
 
  Dicas » Como avaliar fontes de iluminação?
 
O que é eficiência energética de uma fonte de iluminação?

Como avaliar fontes de iluminação? O que é eficiência energética de uma fonte de iluminação?

Para caracterizar fontes de iluminação podem ser dadas algumas medidas. As mais frequentes serão, os Watts (w), os Lúmen (lm), os Lux (lx) e a temperatura de cor (kelvin).

Os Watts indicam o consumo de energia.
Os Lúmen indicam o fluxo luminoso ou quantidade de luz.
O Lux é definido como o Lúmen uniformemente distribuído por uma área de 1m2.
Os Kelvin vão expressar a cor de incandescência da lâmpada. Estes valores podem estar compreendidos entre 4 500K a 10 000K. Valores mais baixos de temperatura irão corresponder a uma iluminação mais amarelada, à qual associamos a luz quente, e as temperaturas mais altas correspondem a luz branca azulada.

Então a eficiência é demonstrada pela razão entre os Lumen e os Watts. A lâmpada é mais eficiente que outra se consumir menos watts para emitir os mesmos Lumen.

Procure então saber qual o fluxo luminoso que deseja, e com base neste, procure a lâmpada mais eficiente e que melhor se adequa às suas necessidades.

Poderá ser também pertinente avaliar e ponderar no que diz respeito à iluminação: A longevidade (normalmente expressa em horas), as emissões de CO2 e de calor que resultam da sua utilização e a resistência.

Esta informação permite avaliar a sua iluminação a longo prazo, reduzir o impacto desta no ambiente e aumentar a sua segurança.

Partilhar
‹‹ voltar