Como avaliar fontes de iluminação? O que é eficiência energética de uma fonte de iluminação?
Para caracterizar fontes de iluminação podem ser dadas algumas medidas. As mais frequentes serão, os Watts (w), os Lúmen (lm), os Lux (lx) e a temperatura de cor (kelvin).
Os Watts indicam o consumo de energia.
Os Lúmen indicam o fluxo luminoso ou quantidade de luz.
O Lux é definido como o Lúmen uniformemente distribuído por uma área de 1m2.
Os Kelvin vão expressar a cor de incandescência da lâmpada. Estes valores podem estar compreendidos entre 4 500K a 10 000K. Valores mais baixos de temperatura irão corresponder a uma iluminação mais amarelada, à qual associamos a luz quente, e as temperaturas mais altas correspondem a luz branca azulada.
Então a eficiência é demonstrada pela razão entre os Lumen e os Watts. A lâmpada é mais eficiente que outra se consumir menos watts para emitir os mesmos Lumen.
Procure então saber qual o fluxo luminoso que deseja, e com base neste, procure a lâmpada mais eficiente e que melhor se adequa às suas necessidades.
Poderá ser também pertinente avaliar e ponderar no que diz respeito à iluminação: A longevidade (normalmente expressa em horas), as emissões de CO2 e de calor que resultam da sua utilização e a resistência.
Esta informação permite avaliar a sua iluminação a longo prazo, reduzir o impacto desta no ambiente e aumentar a sua segurança. |