Carrinho  
(0) / 0,00€
 
 
 
 
 
  Dicas » Como tirar o maior proveito da exposição solar?!
 
Ter em atenção a estação do ano é muito importante para minimizar os custos de aquecimento e arrefecimento da habitação.

A nossa habitação necessita de ser arejada para que o ar interior seja renovado durante todo o ano. A qualidade do ar é essencial! A forma como o fazemos tendo em atenção a estação do ano é muito importante para minimizar os custos de aquecimento e arrefecimento da habitação.

  • No VERÃO procuramos diminuir os ganhos solares e potenciar o arrefecimento e a ventilação.

Aproveite os períodos da manhã (até as 9h), do fim de tarde (a partir das 19h) e noite para aumentar a circulação de ar fresco. Evite as horas de maior calor para arejar sempre que possível.

Nesta época do ano as fachadas a Norte serão as mais utilizadas para proporcionar uma ventilação adequada sempre que necessário, visto existir pouca incidência de raios solares.

Nas restantes fachadas a exposição solar terá de ser jogada com o fecho dos estores. A Este feche os estores durante a manhã, a Oeste feche durante o período da tarde e a Sul feche os estores desde as 13h até ao pôr-do-sol. Pode em qualquer fachada manter as superfícies envidraçadas abertas para a circulação de ar, sempre que necessitar.

  • No INVERNO procuramos potenciar os ganhos solares, evitar as perdas de calor, as infiltrações de ar e o efeito da ação do vento. Garanta sempre a renovação do ar em todos os comportamentos.

Aproveite a exposição solar no período da manha abrindo os estores nas fachadas Norte e na Este potenciando a ventilação nesta última fachada durante este período mantendo as superfícies envidraçadas abertas.

A fachada Sul será a que potenciará o maior aquecimento, é aconselhável manter os estores abertos sempre que haja sol, para que os raios solares incidam sobre a superfície envidraçada. Deverá fechá-los assim que deixar de haver sol para evitar perdas térmicas.
A Oeste abra os estores durante o período da tarde, podendo manter as superfícies envidraçadas abertas para a circulação de ar.

Partilhar
‹‹ voltar